Esse blog é uma homenagem às minhas avós, às avós do meu filho e a todas as mulheres que tem a doce experiência de serem avós. Acredito que no âmbito familiar poucas coisas são tão saudáveis quanto o estar na casa da vovó, desfutar de sua companhia, de seus quitutes e fazer descobertas diárias sobre o mistério que envolve a distãncia entre as coisas do tempo da vovó e a nossa vida cotidiana, principalmente quando somos crianças.

Seguidores

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As dálias estão floridas e vovó está muito feliz!

dália marraquete



http://louro-louro-fotos.blogspot.com/

http://vitrinedabene.blogspot.com/


As dálias estão floridas e vovó está muito feliz! Ela ama a dálias vermelhas, principalmente da espécie marraquete. Confesso que também tenho uma queda por elas. Ao lado das roseiras, são as dálias que alegram os jardins. Ficam bem em qualquer lugar que forem plantadas. Tem gente que não tem jardim e as planta ao redor da casa ou só na porta da sala em moitas bem vistosas. Elas não exigem muitos cuidados.
Zefa gosta de colher algumas para colocar na jarra da sala, mas vovó não gosta e sempre fica brava com ela. Hoje Zefa colheu muitas ... de todas as cores! Eu acho um pecado tirar as coitadinhas tão alegres do pé cheio de outras coleguinhas e colocá-las de castigo numa jarra cheia d'água.
Vovó explicou-nos que para ter os pés de dália sempre floridos precisamos plantar os bulbos e regá-los com abundância de água; manter os pés em local fresco e as pontas e  flores expostas ao sol; também retirar as flores velhas para estimular o aparecimento das novas. Disse que em lugares frios a planta não brota e nem floresce no inverno.  

4 comentários:

Chica disse...

lINDAS, COLORIDas e enfeitam tanto!beijos ainda da praia,chica

♥ κєκєl ♥ disse...

Amo flores...dá um gosto bom nos olhos.
Na casa da minha vó tinha um jardim lindo de rosas. Saudades.

Beijos

Tina disse...

PUXA! APRENDI MAIS COISAS COM A VOVÓ!
MARIDO NEM LIGA PRA FLORES, GOSTA MESMO É DOS SEUS PÉS DE CAFÉ, MILHO, FEIJÃO ETC...MAS...PARA MINHA SURPRESA UM DIA ME DISSE, PORQUE VOCE NÃO PLANTA DÁLIAS? É A FLOR QUE ACHO MAIS BONITA...
FIQUEI MUDA...NUNCA PENSEI QUE ELE GOSTASSE DE FLORES RSRS, PLANTEI, NASCERAM UMAS DÁLIAS PEQUENINAS, E O PÉ MORREU...NUNCA MAIS PLANTEI...AGORA APRENDI COM A VOVÓ, VOU PLANTAR DE NOVO.
BJS
TINA ( MEU CANTINHO NA ROÇA0

msgteresa disse...

Oi,Anabela!
Que lindas essas dálias da vovó,hein?
Uma vez eu tentei plantar algumas aqui num vasinho,mas elas não foram avante...Talvez porque tenha sido numa época de muito calor... Não sei direito. Mas elas realmente são muito bonitas...Acho que vou seguir os conselhos da "vovó" e tentar novamente!
Beijos com flores pra você!!!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")