Esse blog é uma homenagem às minhas avós, às avós do meu filho e a todas as mulheres que tem a doce experiência de serem avós. Acredito que no âmbito familiar poucas coisas são tão saudáveis quanto o estar na casa da vovó, desfutar de sua companhia, de seus quitutes e fazer descobertas diárias sobre o mistério que envolve a distãncia entre as coisas do tempo da vovó e a nossa vida cotidiana, principalmente quando somos crianças.

Seguidores

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Jarras e bacias do baú da vovó

Vovó tem um baú muito antigo que ela ganhou de herança da sogra. É uma caixa enorme onde ela guarda coisas que já não se usa mais. Hoje ela abriu o baú e nós corremos para ver o que havia lá dentro. Cada vez que ela  levanta aquela tampa, novas descobertas passam a fazer parte do nosso mundo.
Ela queria pegar um conjunto de jarra e bacia  para enfeitar a cômoda do quarto dela. Nossa! Vovó tem tantas jarras e bacias que nem sei qual é mais bonita do que a outra. Perguntei se queria que eu apanhasse umas flores para colocar na jarra e ela começou a rir. Depois que me viu sem graça, explicou:
- Essas jarras não são para colocar flores, elas servem para colocar água e a bacia para lavar o rosto ou as mãos com a água que está na jarra. Quando me casei não havia torneiras dentro de casa e  usávamos uma de porcelana ou louça em cada quarto, uma de estanho na sala de visitas e uma de esmaltado na cozinha.  
Achei estranho, mas o que não é estranho dentro daquele baú? Depois que escolheu a sua preferida, vovó trancou novamente o baú, prometendo nos mostrar outras curiosidades depois.

Vejam as jarras e bacias que estão dentro do baú da vovó!
















8 comentários:

disse...

Uia, não que tem mais um Na casa da vovó?
Que blog mais gostoso de se ler, parabéns e parabéns também por ser de uma das cidades mais indas que conheço. Morei em BH durante dois anos e amo de paixão essa terra encantadora.
Já estou te seguindo beijos meus, vou conhecer os outros.

Pandora disse...

Lindas jarras mesmo, coisa de antigamente, registros de outro periodo de nossa história, carregadas de significados a serem resgatados, relembrados e conservados através do tempo!!!

Unknown disse...

Nossa, que lindaas.
Principalmente essa 3ª;
Vou confessar que morro de vontade de voltar no passado, melhor, voltar a casa onde minha vó morava, queria saber como era... ain quem me dera ter esse dom de viajar no tempo rs, já que não tenho, eu ouço as histórias que ela tem a mim contar~^

Te seguindo, amei seu blog.
Se puder me segue também.
http://wondernailvarious.blogspot.com/

Tina disse...

Ai meu Deus!!!! Cada coisa linda!!!
Vovó tem mesmo muita sorte em ter coisas tão lindas guardadinhas...diga-lhe que gostei demais de todas, mas a primeira!!!.....maravilhosa!
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

msgteresa disse...

Oi,Anabela!
Que bom estar aqui de volta no cantinho da vovó...Um lugar sempre aconchegante pra todos nós!Adorei o texto tão carinhoso...As jarras e bacias da vovó são lindas...Fiquei apaixonada pela primeira que você mostrou...Uma preciosidade!
Por aqui, estamos ainda tristes com os efeitos drásticos das chuvas, mas a esperança sempre ilumina o nosso horizonte!
Beijos pra ti!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")

Leci Irene disse...

Eu quero uma jarra dessas!!!!!!!!

Lúcia disse...

PARABÉNS! LINDA IDEIA! LUCIA CALHEIROS

Anônimo disse...

Boa noite! Minha avó está muito interessada nessas jarras com bacia, você interessa em vender alguns deles? É tudo muito lindo, se interessar entra em contato comigo.
Obrigada!
Gabi Costa