Esse blog é uma homenagem às minhas avós, às avós do meu filho e a todas as mulheres que tem a doce experiência de serem avós. Acredito que no âmbito familiar poucas coisas são tão saudáveis quanto o estar na casa da vovó, desfutar de sua companhia, de seus quitutes e fazer descobertas diárias sobre o mistério que envolve a distãncia entre as coisas do tempo da vovó e a nossa vida cotidiana, principalmente quando somos crianças.

Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Para um sono tranquilo, travesseiro de macela ...


Flor de macela seca

Flor de macela em seu ambiente natural

Macela é o nome popular de um pequeno arbusto (ou capim) que nasce no campo de cerrado, floresce e, é das suas flores que vem esse cheirinho delicioso que sinto sempre que deito a cabeça em um travesseiro aqui na na casa da vovó. Ela só faz travesseiro de retalhos ou de algodão quando não acha flor de macela. Geralmente é no tempo da seca e do frio que se faz a colheita. Nesses meses, quem chega aqui tem que ajudar a colher, separar e encher os travesseiros. Todos os anos vovó gosta de trocar a macela dos travesseiros.
Certa vez lhe perguntei o motivo de tanto zelo e ela me disse que é para evitar as alergias, que também o cheiro da macela com o tempo vai exalando e trocar as flores é bom para mantê-los sempre perfumados. Mas o que eu gosto mesmo é da sensação de tranquilidade e conforto que o cheirinho da macela me dá. durmo muito bem durante toda a noite. Nem acordo com aqueles tic de medo ...       




3 comentários:

Suzete Retti disse...

Ao ver estas fotos, lembrei da minha infancia.
Tem selinho para vc.
http://meunomemaria.blogspot.com/2011/01/selinho-este-blog-e-recomendadissimo.html, passa para pegar.Bjs.

Emília Pinto disse...

Lembrei da minha Infancia ao ler este texto. Quando eu era criança não havia este tipo de travesseiros que há hoje; eles eram enchidos, não com macela, mas com outro tipo de ervas que não lembro o nome. Eram gostosos também. Um beijinho e até breve.
Emília

Tina disse...

Ah!! meu travesseiro de marcela! que saudade!
senti até o cheirinho agora...schuinf...schuinf...
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)