Esse blog é uma homenagem às minhas avós, às avós do meu filho e a todas as mulheres que tem a doce experiência de serem avós. Acredito que no âmbito familiar poucas coisas são tão saudáveis quanto o estar na casa da vovó, desfutar de sua companhia, de seus quitutes e fazer descobertas diárias sobre o mistério que envolve a distãncia entre as coisas do tempo da vovó e a nossa vida cotidiana, principalmente quando somos crianças.

Seguidores

sábado, 29 de janeiro de 2011

Cantoria com o Pau de Angú

Pau de angú.

Hoje a tarde estiveram alguns cantores acompanhando o Pau de Angú. Vovó gosta muito de ouví-los. Eles cantam músicas tão antigas que dá até um nó no coração só de pensar que ela fica triste se lembrando dos tempos em que era jovem.
Pau de Angú é mais velho do que a serra ... Já tem tem os cabelos branquinhos e quase não enxerga, mas ainda toca muito bem sua viola de Queluz, que ele disse ter comprado nessa cidade nos tempos em que era tropeiro. 
Ninguém sabe muito bem como ele aprendeu a tocar tão bem a viola. Os homens que o acompanham são seu filho Zé Mulato, seu neto Joãozinho e seu sobrinho Bimba. Pau de angú ganhou esse apelido porque gostava de amarrar sua rede nos galhos de um jaracarandá roxo, que os antigos daqui usavam para fazer colher de pau para mexer o angú. 
Depois de tanto cantarem para nós e a vizinhança, Zefa serviu o café que vovó mandou preparar, com muitos biscoitos, bolos e feijão com farinha e carne cozida. Prato preferido de Pau de Angú. Ele come e toma o café sem açúcar. Essa é a melhor parte da visita? Para nós é!!! Para os adultos é depois do café, quando começa o arrasta pé ...

2 comentários:

msgteresa disse...

Oi,Anabela!
Fiquei lendo a tua estória e imaginando a cena da cantoria,das modas de viola, a hora da merenda e o "arrasta-pé"... E o pensamento da gente vai longe...Brasil adentro, e vai de encontro a cidades interioranas e sua simplicidade hospitaleira de ser. Isso me encanta muito, e faz a alma suspirar,com saudades das coisas simples e boas da vida! Muito lindo...
Beijinho carioca pra ti!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")

Maria Luiza Pereira disse...

Oi Ana,

....
conheçovioleiros que nem o Pau de Angu!
o João toca moda de viola e sertaneja de raiz...
Bão demais da conta!!!

bjs